Canal de Denúncias

Duas médicas em scrubs azuis analisando um tablet, demonstrando colaboração e tecnologia na área da saúde.

Diferenças entre canal de denúncias e ouvidoria

Canal de denúncias: focado em reportar e investigar irregularidades, como fraudes, assédio, corrupção e outras práticas antiéticas. É importante para a conformidade legal e a integridade da empresa.

Ouvidoria: destinado a receber feedbacks, sugestões, reclamações e elogios sobre serviços e processos da empresa.

Mulher em uniforme médico sentada em um banco, usando um laptop, com expressão concentrada.

Atualizações no Código de Ética e Conduta

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Duas mulheres sentadas à mesa, conversando animadamente em um ambiente acolhedor

O que é o canal?

O canal de denúncia da Athena Saúde é uma ferramenta em que os colaboradores, terceiros e stakeholders podem utilizar para relatar atos ou fatos que envolvem desvios éticos e de integridade. É através dele que o denunciante pode relatar práticas ilegais ou que estejam em desacordo com as diretrizes da companhia como por exemplo: corrupção, desvio de comportamento, fraude, etc.

Quem pode usar?

O Canal de Denúncias da Athena Saúde pode ser utilizado por qualquer pessoa, dentro ou fora da empresa, que queira reportar um caso de suspeita ou violação ao nosso Código de Ética e Conduta.

Acesse o Código de Ética e Conduta
Duas mulheres sentadas à mesa, conversando animadamente em um ambiente acolhedor

Como funciona?

Ícone de chat Canal independente

Os relatos são registrados por uma empresa independente e encaminhados para a equipe responsável pelas apurações.

Ícone de sigilo Sigilo e não retaliação

As inforlp-reportss são tratadas com sigilo e confidencialidade. Não haverá intimidação nem retaliação ao denunciante.

Ícone de filtro Apuração

Após o recebimento, os relatos são avaliados internamente e classificados de acordo com categoria e criticidade.

Passo a passo

Info icon

Certifique-se de que sua denúncia é uma suspeita ou violação ao nosso Código de Ética.

List icon

Registre sua denúncia com o máximo de detalhes, como: nomes, data, local, testemunhas e evidências.

Eye icon

Consulte o protocolo, enviado para o e-mail/telefone cadastrado, para acompanhar a sua denúncia.

Attention icon

Fique atento: informações complementares podem ser solicitadas durante o processo.

Ícone relato

E se meu relato não for uma violação ao Código de Ética e Conduta?

Para reclamações e insatisfações com a prestação dos serviços a Athena Saúde conta com uma Ouvidoria. Conheça cada uma delas e escolha o que mais se adequa a sua necessidade.

Ouvidorias das operadoras Ouvidorias dos hospitais
Ícone consulta

Quer fazer uma consulta sobre o Programa de Integridade?

Tire dúvidas sobre o Código de Ética e Conduta da Athena e o seu programa de integridade.

Fazer uma consulta

Dúvidas frequentes

O que posso denunciar?

A Athena Saúde incentiva a realização de comunicações sobre violações ao Código de Ética e Conduta e demais políticas do Programa de Integridade, não tolerando qualquer retaliação ou represália ao denunciante, abaixo alguns exemplos:

  • Assédio Moral ou Sexual
  • Corrupção
  • Discriminação
  • Descumprimento de normas e políticas internas
  • Fraudes
  • Favorecimento ou conflito de interesses
  • Entre outros
O que fazer se meu relato não for uma denúncia?

Caso seu relato envolva reclamações, sugestões, elogios ou solicitações de informação sobre as empresas do Grupo Athena Saúde, não relacionadas a violações ao Código de Ética e Conduta e demais políticas do Programa de Integridade, entre em contato com a Ouvidoria da unidade onde ocorreu o fato.

Tenho algum tipo de proteção se eu quiser me identificar?

Sim! O Código de Ética e Conduta da Athena Saúde está comprometido com o sigilo e confidencialidade das informações reportadas ao Canal de Denúncias e identidade do denunciado, bem como não tolera qualquer retaliação ou represália ao denunciante.

E se eu sofrer retaliações?

A Athena Saúde proíbe qualquer tipo de retaliação contra pessoas que utilizam o Canal de Denúncias de boa-fé. Caso você acredite ter sofrido represálias por fazer um relato, registre essa situação para que possamos investigar e tomar as medidas necessárias.

O que posso denunciar?

Embora não seja obrigatório, forneça o máximo de informações possíveis para auxiliar a apuração do caso. Informações como:

  • Data e local do ocorrido;
  • Nome e cargo/função das pessoas envolvidas;
  • Descrição detalhada do fato;
  • Indicar testemunhas, caso haja;
  • Evidências (fotos, vídeos, áudios, documentos, etc).

A página do Canal de Denúncias permite anexar arquivos, o que acelera o processo de investigação.

Eu consigo acompanhar o status da minha denúncia?

Sim. Ao fazer um relato, será gerado um número de protocolo que será encaminhado ao seu e-mail ou telefone. Para acompanhar o andamento, siga o passo a passo:

  1. Acesse o site https://athenasaude.com.br/denuncia/
  2. Clique na opção “Acompanhe o seu relato”.
  3. Insira o número do protocolo.
  4. Clique em “Avançar”.

Se o relato tiver sido feito por telefone, o especialista informará o protocolo! Anote o número para poder acompanhar depois. Além disso, o comitê de apuração pode solicitar informações adicionais por meio de mensagens que só poderão ser acessadas com o número do protocolo.

O que faço se eu tiver mais informações sobre a denúncia que registrei?

Caso tenha novas informações sobre a denúncia já registrada, você pode adicioná-las acessando o Canal de Denúncias e seguindo estes passos:

  1. Acesse www.athenasaude.com.br/denuncia/
  2. Clique em “Acompanhe o seu relato”
  3. Insira o número do protocolo.
  4. No campo de informações complementares, adicione os novos dados ou evidências.
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Acesse nosso formulário para iniciar sua denúncia

Registrar denúncia

Ou pelo telefone: 0800 300 4478

De segunda à sexta-feira das 09:00 às 17:00